sexta-feira, 25 de março de 2011


20 mil pinguins são afetados por derramamento de óleo


(Não encontrei referência à foto).

Um cargueiro que afundou perto do arquipélago de Tristão Da Cunha, Atlântico Sul, liberou óleo que afetou cerca de 20 mil pinguins da região.
Segundo as autoridades locais e grupos ambientas foram cerca de 800 t de óleo combustível jogadas ao mar, que encalhou no dia 16 de março.
O grupo de consversão local, Glass Trevor, diz que “A cena é terrível, pois há uma mancha de óleo que rodeia a ilha” e ainda informa que o único navio de resgate que chegou da África do Sul tem “uma capacidade limitada para resgatar as aves”. Um segundo navio é aguardado para hoje.
Além de todo o perigo do óleo, a ilha agora pode sofrer uma infestação de ratos. Pois o navio transportava 66 t de soja e, caso os roedores tenham conseguido chegar até a ilha, as aves podem sofrer ainda mais.
O navio saiu do Brasil e levava a soja para Cingapura. O arquipélago de Tristão da Cunha fica a 1,7 mil milhas da África do Sul, por isso é o grupo de ilhas habitadas mais remota do mundo.
As ilhas abrigam cerca de 20 mil pinguins da espécie Rockhopper que, em imagens do International Rescue Bird Research Center, já aparecem revestidos de óleo. “Muitas aves estão com o óleo há uma semana, o que limita suas chances de sobrevivência”, falou Jay Holcomb, chefe do grupo de proteção IRBRC.





Albatroz idosa volta para cuidar de cria após tsunami


DA ASSOCIATED PRESS

Wisdom ("sabedoria", em inglês), uma fêmea de albatroz, não detém apenas o título de ser uma das mais velhas da sua espécie a viver nos Estados Unidos --ela tem aproximadamente 60 anos.
A albatroz também se tornou conhecida por ter sobrevivido ao tsunami provocado pelo terremoto que ocorreu no Japão em 11 de março, atingindo o Havaí ematando milhares de aves do atol de Midway.
Nesta semana, Wisdom foi vista mais uma vez cuidado de uma cria. Fotografada, a imagem foi divulgada pela agência geológica americana, a US Geological Survey.
Um pouco antes, em fevereiro, a albatroz também ocupou o noticiário ao gerar um filhote apesar de sua idade avançada.

Albatroz fêmea Wisdom cuida de filhote; ave com cerca de 60 anos é uma das mais velhas dos Estados Unidos.




terça-feira, 1 de março de 2011


Ideias ecológicas surgem com modelos de transporte

DA DEUTSCHE WELLE
Folha.com

Constantemente, as cidades contribuem no desenvolvimento de novas ideias ecológicas a partir de seus modelos de transporte o que leva a resultados animadores.
A princípio, as políticas climáticas são definidas prioritariamente pelo Estado e pelas organizações internacionais. A Cúpula de Copenhague, no entanto, apontou um terceiro ator fundamental nesse processo: as cidades. Em 2009, a capital dinamarquesa promoveu, pela primeira vez em uma cúpula climática, um encontro de prefeitos do diferentes continentes.
Os governantes precisaram demonstrar autoconfiança, uma vez que uma parte significativa dos problemas ligados ao clima depende deles: de toda a energia produzida no planeta, os centros urbanos utilizam cerca de 80%. Ao mesmo tempo, eles são responsáveis por 75% das emissões globais de gases do efeito estufa.

Matéria na íntegra: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,6229797,00.html

Exposição na Escócia revela fascinante mundo marinho.

DA BBC BRASIL
Folha.com



Inaugurada nesta sexta-feira em Edinburgo, na Escócia, a exposição "Nas profundezas" mostra variadas criaturas que habitam os mares.
Veja galeria de fotos: http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/2227-exposicao-na-escocia-revela-mundo-marinho#foto-43374

As fotos retratam animais que vivem na superfície do oceano, como baleias, corais e tubarões, e espécies que se refugiam nas profundezas.


As imagens, expostas ao ar livre na praça St. Andrew até 1º de maio, foram selecionadas pela agência Steve Bloom Images e pelo Festival Internacional de Ciências de Edinburgo.
A praça fica aberta à visitação das 8h às 18h. Outras imagens expostas podem ser encontradas na internet.

                                                           
Duncan Murrell/Daviel Selmeczi/stevebloom.com