segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pesquisa desvenda canção de amor feita por cauda de beija-flor.


       Um estudo na última edição da revista americana "Science" explica a delicada aerodinâmica por trás das canções de amor dos beija-flores --frequentemente produzidas com as penas da cauda dos bichos, e não com seus órgãos vocais.
A pesquisa liderada por Christopher Clark, da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), colocou as penas de 14 espécies de beija-flor num túnel de vento, a mesma estrutura que serve para estudar a viabilidade de protótipos de aviões.
O experimento mostrou que as canções são produzidas quando o vento faz as penas dos bichos tremularem, mais ou menos como uma bandeira hasteada, fenômeno que pode ser perigoso para aviões, mas que as aves conseguem tirar de letra.
Penas vizinhas umas das outras podem produzir tons sonoros diferentes, gerando uma espécie de sinfonia, misturada à voz do animal.


                                                                                                                              Creative Commons
Beija-flor-de-anna ("Calypte anna"), da costa oeste da América do Norte; espécie é das que "canta" com penas.


                                                         

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Versão atualizada de enciclopédia on-line lista 750 mil espécies.

A nova versão da "Enciclopédia da Vida" (EOL, na sigla em inglês) foi lançada no começo desta semana.

A versão 2.0 contém informações de mais de 750 mil seres vivos, 51 mil participantes, 630 mil imagens, 180 parcerias com bancos de dados e pode ser lida em inglês, espanhol e árabe. Há planos para se incluir no futuro o português.


                                                                                                                 Enciclopedia de la Vida/EOL/Efe
                Enciclopédia compila e disponibiliza informações sobre animais, plantas, fungos, protistas e bactérias

Criada pelo Instituto Smithsonian de Washington, a enciclopédia compila e disponibiliza informações sobre todos os seres vivos --animais, plantas, fungos, protistas e bactérias-- e, ao mesmo tempo, pretende sensibilizar as pessoas para a conservação da biodiversidade.
Trata-se da realização de um sonho anunciado pelo biólogo Edward O. Wilson, em 2007. Um ano depois, concretizou-se a ideia de se fornecer um site para cada espécie, agora com 20 vezes mais informação.
A EOL reúne fontes confiáveis como museus, sociedades científicas, especialistas e bancos de dados, entre outros. O acesso é livre e inclui vídeo, som, imagens, gráficos, bem como textos.
Ela funciona como uma "Wikipedia" da natureza especializada. A EOL está se expandindo para se tornar uma comunidade global de colaboradores e contribuidores para servir tanto o público em geral, quanto entusiastas, educadores, estudantes, cientistas e profissionais da área.
EOL é mantida pela Fundação John D. e Catherine T. MacArthur e pela Fundação Alfred P. Sloan.
O suporte adicional vem de instituições membros e doações individuais de todo o mundo.


Versão atualizada de enciclopédia on-line lista 750 mil espécies.


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Baleia encalha em praia de Florianópolis, em SC.


São Paulo - Uma baleia Franca, segunda espécie de baleia mais ameaçada do planeta, foi encontrada na manhã de hoje na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, em Santa Catarina. O animal, com cerca de dez metros de comprimento e pesando seis toneladas, estava encalhado, porém sem sinais de ferimentos.
Os bombeiros chegaram ao local por volta das 8h30 para tentar desencalhar a baleia. Durante o dia, com a ajuda da Polícia Militar e de pescadores da região, foram feitas duas tentativas para desencalhar o mamífero. Ambas sem sucesso. Biólogos do Instituto Chico Mendes também estiveram no local.
Na primeira tentativa, apenas um barco foi utilizado. Na segunda, havia três barcos empenhados na operação, mas a força das embarcações não foi suficiente para remover a baleia. Amanhã, haverá reforço de um rebocador da Marinha. Segundo a Polícia Militar Ambiental, uma nova tentativa de remoção será feita por volta do meio-dia, quando a maré estará alta.
Luis Prates/ Mafalda P.




Alemanha reduz usinas nucleares, mas espera manter as luzes acesas

The New York Times
Elisabeth Rosenthal
Biblis (Alemanha)



Foto tirada com câmera térmica mostra a central nuclear de Biblis, no sudoeste da Alemanha.



Desde o austero período depois da 2º Guerra Mundial que a Alemanha não tinha blecautes significativos, mas agora está se preparando para esta possibilidade depois de desativar metade de seus reatores nucleares praticamente da noite para o dia.
As usinas nucleares há tempos geram quase um quarto da eletricidade da Alemanha. Mas depois do tsunami e do terremoto que provocaram o vazamento de radioatividade em Fukushima, a meio mundo de distância no Japão, o governo desconectou o oitavo reator mais antigo dos 17 da Alemanha – incluindo dois nessa opaca cidade industrial – em poucos dias. Três meses depois, com um novo plano para fornecer eletricidade para o país sem energia nuclear e uma confiança crescente na energia renovável, o Parlamento votou o fechamento delas permanentemente.
Há planos para aposentar os nove reatores remanescentes até 2022. (...)

               

Equipe desencalha bebê baleia e ele volta para a mãe.


Uma equipe de resgate conseguiu desencalhar, e devolver para a mãe, um filhote de baleia preso na lama na praia de Immingham Docks, no leste da Inglaterra.
A operação durou sete horas e foi cercada de tensão. O cetáceo, com cerca de de nove metros de comprimento, estava com cerca de dois terços do corpo sob a lama, e a maré, que subia, ameaçava cobrir de água o orifício de respiração do filhote, o que causaria seu afogamento.
Cerca de 50 bombeiros, salva-vidas e especialistas participaram do resgate.
Por meio de grande esforço, a baleia bebê conseguiu se liberar e nadar, de volta com a mãe, para o mar do Norte.


DA BBC BRASIL

Assista: http://www.bbc.co.uk/worldservice/emp/pop.shtml?l=pt&t=video&r=1&p=/portuguese/meta/dps/2011/09/emp/110907_baleia_resgate_pu.emp.xml
                                                                                     BBC
Operação de resgate de bebê baleia durou sete horas e envolveu 50 pessoas; ele voltou com a mãe para o mar.


http://www1.folha.uol.com.br/bbc/971580-equipe-desencalha-bebe-baleia-e-ele-volta-para-a-mae.shtml

Carregue seu celular enquanto pedala.


Quem vai passar o feriado pedalando? Eu! E o que seria melhor do que pedalar no dia de folga? Pedalar e carregar o celular com auxílio da sua magrela. 
A Silverback Labs criou um sistema de geração de energia via USB para bicicletas da linha Starke e isso é genial! Não é só isso, pois a energia gerada pela suas pedaladas vão alimentar uma bateria da bicicleta que vai ajudar nas subidas e toda a parte de iluminação. Mas aí, quando seu celular – ou qualquer outra coisa que carregue via USB – estiver sem carga, basta plugá-lo na bike e carregar enquanto anda por aí.
São três modelos: Starke 1 e 2, com a bateria acoplada e a top de linha, que aparece na imagem, a Starke Sub Zero, que não tem bateria e é 2,7 quilos mais leve.
Como o pessoal do Gizmodo lembrou, a Nokia já tentou algo assim na Europa, mas por mais verde que seja, a coisa precisa ser bonita. E a linha Starke tem esses dois atributos, mas ainda não tem preço e serão lançadas em 2012, só nos EUA.

Via Gizmodo | Imagem: Divulgação