segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

AquaBio - Estimulando o uso sustentável da biodiversidade amazônica.

Desenvolvido desde 2008 nas bacias dos rios Negro, Xingu e Tocantins, o projeto AquaBio vem adotando uma inovadora abordagem participativa de manejo integrado dos recursos aquáticos nas políticas públicas e programas da Bacia Amazônica

Por Marcelo Derzi Vidal e James Oliveira Bessa*


L. C. Marigo

Com uma extraordinária abundância de espécies em seus rios e florestas, a Amazônia contribui decisivamente para fazer do Brasil um dos países de maior biodiversidade do mundo. Essa riqueza, porém, defronta-se com uma ameaça poderosa: a ocupação e a utilização desordenada dos rios amazônicos. Além de impactarem negativamente os recursos hídricos e a biodiversidade aquática, elas ameaçam a qualidade de vida das populações locais – comunidades ribeirinhas, pescadores artesanais, grupos indígenas e pequenos agricultores, que têm nos recursos naturais uma fonte de subsistência e geração de renda.
A solução para esses problemas requer a participação do governo e da sociedade civil no desenvolvimento de projetos e programas voltados ao manejo integrado dos recursos aquáticos da região. Essas iniciativas devem se basear em estratégias de pesquisa, capacitação, informação e diálogo com os conhecimentos e as práticas culturais locais.

Clique para ler mais:





Nenhum comentário:

Postar um comentário