terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Índios fazem manifestação contra construção de Belo Monte.

Índios e agricultores do Xingu realizam nesta terça-feira uma manifestação em Brasília contra a liberação das obras do complexo hidrelétrico de Belo Monte.
Eles pretendem entregar à presidente Dilma Rousseff um documento com mais de 500 mil assinaturas contra o início das obras da usina.
Ontem, centenas de índios se reuniram em Brasília. A primeira atividade organizada pelos representantes das comunidades indígenas foi um seminário sobre os riscos da implantação da usina, que será construída no Pará.
"Vim para falar que somos contra, que não queremos Belo Monte. Se o Governo pudesse me ouvir, queria dizer que não construam a usina", declarou o cacique Raoni Metuktire, da tribo caiapó e conhecido no mundo todo desde 1989, quando o cantor britânico Sting se uniu à campanha de defesa do Parque Indígena do Xingu, onde será construída a hidrelétrica.
Belo Monte, cuja construção custará cerca de US$ 10,6 bilhões, terá capacidade de gerar 11.233 megawatts e criará 18.700 empregos diretos que, segundo argumentam os grupos contrários à construção, não serão destinados aos habitantes da região, em sua maioria indígenas e agricultores dedicados ao cultivo de cacau.
A execução do projeto ainda implicará na inundação de uma área de 506 quilômetros quadrados e provocará o deslocamento de cerca de 50 mil índios e camponeses, segundo afirmam os movimentos sociais.(...).

Folha.com
DA EFE, EM BRASÍLIA
DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário