quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Pimenta "pra-que-te-quero"!

Pimenta no prato para arder e queimar a boca.


Por que um fruto que queima a boca faz tanto sucesso? Os especialistas têm uma boa explicação: pimenta vicia. “A pungência é interpretada como uma queimadura e o cérebro libera endorfina para combater o desconforto. Assim, a pessoa sente bem-estar. É uma espécie de recompensa”, diz a pesquisadora de hortaliças do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Arlete Marchi Tabvares de Mello.
Mais que fã confesso, Nelusko Linguanotto Neto, dono da Bombay Food Services, admite ser um desses viciados em pimenta. De manhã, toma cápsulas “para garantir a pimenta do dia”. “Vai que não consigo almoçar ou jantar”, brinca o autor do Dicionário Gastronômico de Pimentas.
O ardor e o aroma da pimenta dependem de centenas de substâncias. Mas a pungência é causada principalmente pela capsaicina, substância presente em células da placenta, onde se ligam as sementes. É por isso que muita gente se confunde, achando que as sementes causam o ardor.

(Jornal Gazeta do Sul e I.A.C. - Instituto Agronômico de Campinas).


                                                        Fonte: Divulgação




Um comentário:

  1. Tenho certeza que essa frase é de algum poeta modernista:"A pungência é interpretada como uma queimadura e o cérebro libera endorfina para combater o desconforto. Assim, a pessoa sente bem-estar. É uma espécie de recompensa”

    ResponderExcluir